quarta-feira, 2 de julho de 2014

Campeonato Tux Math

 No dia 30 de junho foi realizado na escola o campeonato TUX MATH, participou os alunos do 5*,6*,7* e 8*ano no qual foi classificado o  1 e 2 de cada turma,os ganhadores foram:

5*ANO
1 LUGAR: DEBORAH OLIVIO DOS SANTOS
2 LUGAR: SUZANA SIBILA PEGORARO

6*ANO
 1 LUGAR: WESLEY PADILHA
2 LUGAR:IASMYN LUIZA CADORE

7*ANO
 1 LUGAR:LUIZ FELIPE VIARTE
2 LUGAR:JÕAO LUIZ RIBEIRO GONÇALVES

8*ANO 
1 LUGAR:VICENTE RIGO DEMENTOVIS
2 LUGAR:SOLAINE DOS SANTOS WALTER

Tux Math é um jogo educativo especialmente para crianças, pré-adolescentes e adolescentes, que vai contribuir muito para o ensino da matemática de uma forma criativa e divertida.
O jogo é uma espécie de invasores, onde os meteoros são acompanhados por operações matemáticas, e para vencer, é necessário destruí-los, mas para isto terá que resolver os problemas.
O personagem principal do jogo é o famoso Pinguim Tux, que vai destruir todos os meteoros com sua arma de raios laser, ativada pelas soluções matemáticas.
A Matemática é uma das disciplinas que promove a exclusão de muitos alunos do sistema educacional, a sua forma linear e conteudista, caracterizada nos planos de estudo de grande parte das escolas, impede que os alunos percebam a necessidade da compreensão da linguagem que lhe é própria, para o entendimento do mundo real em que estão inseridos.
É preciso que mudemos a forma de ensinar matemática, pois, os modelos utilizados no passado e que hoje ainda são utilizados, já não funcionam mais, pois a sociedade mudou e as tecnologias estão inseridas por toda parte, no nosso dia a dia, no nosso cotidiano.
Ao passar de uma sociedade rural, onde ‘poucos precisavam conhecer matemática’, para uma sociedade industrial onde mais gente ‘precisava aprender matemática’ e em razão da necessidade de técnicos especializados, daí para uma sociedade de informação onde a maioria das pessoas ‘precisa saber matemática’ e, agora, caminhando para uma sociedade do conhecimento que exige de todos ‘saber muita matemática’, é natural que o homem se tenha interessado em promover mudanças na forma como se ensina e como se aprende matemática.
Hoje, o novo modelo educacional vigente solicita que, entre outras coisas, o professor facilite o processo ensino-aprendizagem e interaja com o aluno na produção crítica do conhecimento (D’Ambrósio, 1996 in BASTOS, 2002)
Segundo ALVES (2006), Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que os caminhos para o conhecimento são múltiplos, mas segue uma trilha básica semelhante: partem do concreto, do sensível, do analógico, na direção do conceitual, do abstrato.
A utilização de um software adequado para um determinado tema pode favorecer a individualização do aprendizado e certamente também desenvolve a autonomia do educando que pode ir além até mesmo a outras áreas do conhecimento, o que é fundamental para aprendizagem.